Whatsapp Eita! Cultural

Separador de Página

Descubra os benefícios do flex/alongamento

Flex

Buscar uma vida mais saudável é fundamental. Existem inúmeros meios e formas de possuir uma vida mais saudável, sem precisar gastar muito ou realizar dietas consideradas abusivas. A dança, por exemplo, é um excelente meio de manter a saúde em ótimo estado e ao mesmo tempo praticar exercícios divertidos.

O flex/alongamento, por exemplo, são aulas que auxiliam o desenvolvimento e a flexibilidade, através de exercícios de alongamento, e estabelecem uma oportunidade de relaxamento corporal e mental. É considerada uma atividade física desenvolvida com a finalidade de oferecer benefícios na flexibilidade articular e muscular.

Geralmente, o flex/alongamento é muito utilizado e indicado antes e após a realização de uma atividade física, seja uma corrida ou até mesmo antes de uma aula de dança. O alongamento promove uma tonificação muscular, prevenção contra possíveis espasmos, estiramento ou contraturas musculares, sendo ótimo também para a manutenção da postura.

Como o flex/alongamento promove um relaxamento tanto corporal, quanto mental, diversas escolas de dança têm desenvolvido essa modalidade com o objetivo de preparar aos alunos antes das sessões de dança começarem. Independentemente de qual seja o ritmo ou tipo de dança, o alongamento dos músculos apresenta ótimos resultados, já que o desempenho dos alunos será muito melhor.

Conheça o Eita Cultural

O Eita Cultural é um centro cultural que promove a realização de diversos tipos de aulas relacionados à música e dança. No Eita, é possível encontrar a realização de diversas modalidades voltadas principalmente para o público feminino, desenvolvendo assim, a força, coordenação e principalmente o empoderamento feminino, já que as aulas têm como alvo o público feminino.

Existem diversas maneiras de manter uma vida saudável sem exigir grandes esforços. Para uma aula de dança ou qualquer outra atividade física, o flex/alongamento é fundamental para ter um bom desempenho e evitar lesões ou desconfortos musculares. Entenda mais!

O que é Flex/Alongamento e quais são os benefícios?

O flex/alongamento constitui uma série de movimentos para aquecer os músculos antes de praticar um exercício. Seus benefícios são inúmeros e existem muitas formas de realizar.

Benefícios

O flex/alongamento facilita a drenagem circulatória, elimina o ácido lático (especialmente após sessões rápidas), previne dores no dia seguinte (o que o coloca nas melhores condições para a próxima sessão), reduz a sensação de pernas pesadas; finalmente, mesmo que não seja uma garantia de 100% contra lesões, o alongamento reduz o risco subsequente de lesões.

Além das pernas, é fundamental alongar os braços e as costas. Eles também participam do seu esforço e não esticados podem levar a contraturas, nós nos músculos ou dores na região lombar.

Em pé ou sentado, alongue-se!

Qualquer que seja o estado do campo do seu flex/alongamento, há uma solução. Em pé, sentado ou no chão, você poderá se alongar confortavelmente, drenar os músculos e assim se recuperar bem antes após o exercício.

Qual o objetivo do flex/alongamento?

Após um aquecimento de pelo menos vinte minutos, o objetivo do flex/alongamento é preparar os músculos, tendões e articulações para o esforço. Quatro grupos musculares devem, portanto, ser alongados: o tríceps sural, os isquiotibiais, o quadríceps e os adutores. Um cenário em forma de lembrete que você conhece bem e que nunca esquece de fazer.

Mas é bem depois da prática da dança ou outro exercício físico que os mesmos hábitos terão que ser adotados. Sabendo que o alongamento passivo é muitas vezes oferecido sentado, nem sempre é adequado, no entanto sugerimos que escolha a situação que mais lhe convier: em pé, sentado ou apoiado num banco; finalmente no chão.

1. Alongamento de tríceps sural (sua escolha: em pé, em um banco, no chão)

Posição de pé

De pé em uma estocada para a frente, o joelho de trás deve estar reto, o pé de trás está alinhado com o pé da frente. A pélvis está inclinada para a frente. O dedo do pé de trás afunda no chão. Mantenha a posição por 6 a 8 segundos, alterne e repita duas vezes.

Em um banco

Sente-se, um pé no banco, o outro apoiado no chão. Traga a ponta do pé em sua direção com a mão, o joelho é dobrado durante o exercício, as costas permanecem planas. Mantenha a posição por 6 a 8 segundos, alterne e repita duas vezes.

No chão

Sente-se um pé no outro, o joelho superior esticado. Traga a ponta do pé em sua direção, o joelho bem esticado. A parte de trás é plana. Mantenha a posição por 6 a 8 segundos, alterne e repita duas vezes.

2. Alongamento do quadríceps (sua escolha: em pé, com banco, no chão)

Posição de pé

Pelve inclinada para trás, contraia os abdominais. Pegue o pé com a mão e puxe-o em direção à nádega. Mantenha a posição por 6 a 8 segundos, alterne e repita duas vezes.

Em um banco

Uma perna esticada no banco, a outra relaxada, o pé no chão. Incline as costas para a frente e traga o pé para o chão em sua direção. Mantenha a posição por 6 a 8 segundos, alterne e repita duas vezes.

No chão

Coloque o quadril que está contra o solo em flexão. Ou leve o joelho a 90 graus em relação ao eixo do corpo. Pegue o pé da coxa com a mão e traga-o contra a nádega. Para aumentar o alongamento, abaixe o joelho em direção ao chão. Mantenha a posição por 6 a 8 segundos, alterne e repita duas vezes.

3. Alongamento dos isquiotibiais (sua escolha: em pé, em um banco, no chão)

Posição de pé

Perna da frente estendida na ponta dos pés, perna de trás dobrada. A pélvis inclinada para a frente, empurre o calcanhar no chão. Mantenha a posição por 6 a 8 segundos, alterne e repita duas vezes.

Em um banco

Mantenha o joelho reto, alcance a ponta do pé trazendo-o em sua direção e abaixe o busto em direção ao joelho, a outra perna está pendurada. Mantenha a posição por 6 a 8 segundos, alterne e repita duas vezes.

Flexibilidade

Ganhar flexibilidade é o grande trabalho para dançarinos. Mas saiba que em todos os esportes, mas também nas suas tarefas diárias, isso pode te ajudar.

Ginastas, dançarinos e atletas são considerados os atletas mais flexíveis. Outros, como jogadores de futebol, tendem a ser mais rígidos. No entanto, a flexibilidade pode ser trabalhada no dia a dia e pode salvá-lo de certas lesões.

De fato, o flex/alongamento facilitará a proteção de suas articulações e de seu sistema corporal em geral. Quanto mais velho você fica, mais seus músculos perdem comprimento.

E sem esticar ou suavizar, você tenderá a desgastar seu corpo humano mais rapidamente. É por isso que algumas técnicas diárias muito simples podem ajudar. E para os entusiastas do desempenho esportivo, sua flexibilidade fará você ganhar terreno!

Como fazer?

O trabalho de flexibilidade pode ser feito durante o aquecimento (pré-alongamento) ou durante o desaquecimento (pós-alongamento). Divide-se em duas partes: mobilidade articular e capacidade de alongamento.

Corresponde à capacidade de realizar movimentos de grande amplitude de forma ativa ou passiva. Também permite que você adote uma boa postura, melhore seu bem-estar e seu desempenho físico.

Diferentes fatores estão envolvidos no desenvolvimento dessa qualidade, como idade, sexo, herança genética, temperatura externa, saúde... Para trabalhá-la, é preciso fazer exercícios de flex/alongamento.

Alongamento, para que serve?

Por exemplo, à noite, antes de ir para a cama, reserve de 10 a 15 minutos para relaxar. E garantimos-lhe que se o fizer todos os dias sentirá a diferença! Aqui estão alguns exemplos de exercícios que lhe permitirão, a longo prazo, realizar gestos de maior amplitude:

Pernas e adutores: comece deitado do lado direito, dobre o joelho direito e o cotovelo direito para ficar mais estável. Agarre o pé esquerdo pelo arco do pé, joelho atrás do cotovelo e estique a perna puxando o pé para trás. Faça para a direita e depois para a esquerda.

Outro exercício muito útil para os adutores é fazer a borboleta . Sente-se no chão, pernas dobradas para os lados, joelhos para baixo. Pressione os joelhos para que toque o chão. Se você não puder fazer isso, não force, mas faça um alongamento suave.

Braços: em pé, pés afastados na largura do quadril, braços esticados verticalmente, acima da cabeça. Uma mão segura o pulso da outra. Dobre os cotovelos e puxe o braço seguro pelo pulso para que o antebraço fique atrás da cabeça.

Costas: comece em pé, ambas as pernas paralelas e esticadas. Gentilmente e gradualmente role as costas para a frente, a cabeça relaxada, tentando colocar as mãos no chão.

Outro exercício, no chão, também pode fazer o truque. Deitado no chão, coloque os dois pés atrás da cabeça, rolando as costas. Como se você quisesse fazer um back flip.

Ombros: basta deslizar uma mão atrás da cabeça na omoplata oposta. Pendure a outra mão por baixo. Puxe o braço para baixo para esticar completamente o ombro. Não se preocupe, é provável que haja um lado mais difícil que o outro.

Aumente seu desempenho na dança

Se você é um dançarino(a) ou atleta regular, ganhar flexibilidade também permitirá que você alcance seus objetivos mais rapidamente. Com alguns exercícios e alongamentos simples no início do treino, você poderá mobilizar mais facilmente suas articulações, que terão maior amplitude. Você também aproveitará melhor todos os seus músculos, cujos movimentos serão mais eficientes.

Evite lesões

Se você tende a se machucar durante o treino, definitivamente deve ganhar flexibilidade. A falta de aquecimento é muitas vezes a principal causa de lesões (, movimentos falsos, distensões, etc.) e é possível que uma certa rigidez seja a causa. Alguns exercícios de flex/alongamento no solo, estáticos ou em movimento, vão permitir-lhe ter mais mobilidade e preparar melhor o seu corpo para o esforço do seu treino.

Melhore sua postura

Qualquer que seja o esporte que pratique para melhorar a sua flexibilidade, a sua prática sem dúvida beneficiará a sua postura. Muitos de nós sofrem de problemas de postura sem perceber. Para se despedir das dores e da rigidez que sente ao realizar determinados movimentos, nada melhor do que trabalhar a flexibilidade com um pouco de alongamento e exercícios físicos.

Quando utilizar o flex/alongamento?

Se todos os momentos são bons para o exercício, alongar os músculos por alguns segundos assim que você acordar permite que você ganhe mobilidade muito rapidamente e faça o corpo funcionar. Você nem precisa sair da cama para isso: ao acordar, alongue-se de forma natural.

Para a posição inicial, fique de quatro com os joelhos afastados na largura dos ombros. Expire por um longo tempo e abaixe lentamente os quadris em direção aos pés enquanto leva o busto aos joelhos, soltando os braços na cama. Inspire, expire e depois de um minuto é hora de sair da cama!

Flex/Alongamento na Eita Cultural

Quer contar com profissionais qualificados para aprimorar seus aquecimento e ganho de flexibilidade? Quer saber como alongar de forma mais rápida e eficaz? A Eita Cultural oferece aulas online, presenciais e no modelo híbrido, tendo os profissionais mais renomados da área. Localizada em Perdizes, oferece aulas particulares e em grupo. Entre em contato!

Entre em contato

Sendo uma escola de música e dança, a Eita! Cultural pode te ajudar com o que precisar. Localizada em Perdizes, oferece aulas particulares e em grupo, em busca da interação entre alunos e professores. Com uma equipe de primeira, não decepcionamos.

Estamos no WhatsApp com o número (11) 94906-9283. Se preferir envie um e-mail para contato@eitacultural.com.br. Esperamos por você.

Conheça nossos Professores