Whatsapp Eita! Cultural

Separador de Página

Faça aulas de Street Dance na Eita Cultural!

Street Dance

Ritmo, harmonia, estilo e movimentação. Tudo isso engloba a dança de rua, inspirada pelo ídolo do funk James Brown. Com origem nos bairros periféricos dos Estados Unidos, a street dance se formou em paralelo a música de Brown, que tinha batidas fortes e feitas para se mover.

Dentro desse estilo de dança, não tem como ficar entediado, pois são utilizados inúmeros movimentos, como saltos, combinações de braços e pernas, ombro com deslocamento e muito mais. Trata-se de uma dança estilosa e que envolve uma liberação, sendo perfeita para quem busca se livrar ao máximo da timidez! Além disso, aqui no Brasil, a street dance ainda mescla diversos estilos como hip hop, breaking e até mesmo o funk carioca.

As aulas de street dance da Eita Cultural são lúdicas e focadas na diversão e desenvolvimento de habilidade. Não tem problema ser iniciante, pois te ensinamos a chacoalhar desde o começo! É preciso dar uma chance para si mesmo e se libertar de preocupações e vergonhas!

Já está convencido? Saiba que na Eita Cultural, escola de música e dança no bairro do Perdizes, nossas aulas são ainda mais especiais para o público feminino! Trabalhamos o empoderamento e coordenação de modo divertido e eficaz! Venha ter aulas conosco! Marque uma aula experimental já!

Demonstração da dança Street Dance

Entre em contato

Sendo uma escola de música e dança, a Eita! Cultural pode te ajudar com o que precisar. Localizada em Perdizes, oferece aulas particulares e em grupo, em busca da interação entre alunos e professores. Com uma equipe de primeira, não decepcionamos.

Estamos no WhatsApp com o número (11) 94906-9283. Se preferir envie um e-mail para contato@eitacultural.com.br. Esperamos por você.

Conheça nossos Professores

Street Dance

O que é Street Dance?

Com uma mistura de ritmos que mescla movimentos coordenados, detalhados, rápidos, simétricos, coreografados e harmoniosos, o Street Dance é uma dança que se inspira na vida urbana, nas ruas – assim como leva o seu nome – mas, assim como outros estilos, é uma forma de se comunicar através da arte, na qual leva características de uma cultura própria. Mas, antes de entender seu principal conceito, vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre como surgiu.

A história do Street Dance

Originou-se nos anos 20, mais precisamente em 1929 nos guetos dos Estados Unidos, que, segundo Herchamnn, teve como principal aspecto as disputas e performances que aconteciam em festas das regiões, juntando estilos e outras referências a um só nome. O Street Dance se caracteriza pela junção de elementos que envolve traços e inspirações de outros, como a música Rap, as artes plásticas e o grafite e dança. Ou seja, mistura facetas de diversos estilos em apenas um de uma forma mais clara e objetiva e com um propósito.

Durante a criação do Street Dance, os Estados Unidos passavam por uma queda na bolsa de valores de Nova York, acompanhada de uma grande crise econômica que deixava o país em situações apertadas em relação a empregos, principalmente com os artistas, que, através do acontecimento e com a perda de seus cargos em restaurantes e cabarés onde performavam, passaram a trazer os movimentos para as ruas.

Inicialmente, boa parte das características encontradas nos movimentos do Street Dance partiram do Blues e Rhytm and Blues que eram mais marcantes e presentes nos anos de 20 a 40. Um pouco depois, já na década de 60, com a criação do ritmo Soul através do cantor James Brown, surgiu uma nova inspiração para o estilo. Com o passar dos anos 80 e em diante, o Funk e o Rap marcaram gerações, trazendo mais uma nova personalidade para a dança.

A chegada do Street Dance no Brasil aconteceu por volta da década de 70 e 80 através de Nelson Triunfo. O estilo passou a ser observado nas ruas brasileiras, como na Bahia, onde já se observava as influências do Hip-Hop, Rap e a dança Break – também caracterizada como um movimento de rua. Estes acontecimentos englobam não somente o movimento do corpo, como questões raciais, sociais, culturais e políticas que estão presentes na sociedade e no público.

O Street Dance não se baseia somente nos estilos de dança, seu objetivo é trazer movimentos que representam uma comunicação direta com o público. Para isso que isso seja construído, os movimentos em sequência com as expressões faciais e a vestimenta simbolizam uma cultura, um povo e uma geração. Trazer estas características para as ruas possibilita uma representação de arte para muitas pessoas.

Os benefícios do Street Dance

Assim como a presença marcante nas ruas e na liberdade de expressar a arte com os movimentos, comunicação e posicionamento, o Street Dance possibilita inúmeros outros benefícios com seu conceito, que, além de trazer mais vida e saúde, melhoras as condições emocionais e libera endorfina que é essencial para uma melhor qualidade de vivência. Mas além disso, gera uma condição de equilíbrio do corpo muito maior.

Os benefícios mais reconhecidos através do Street Dance são:

  • Coordenação motora;
  • Flexibilidade;
  • Movimentos simétricos e rápidos;
  • Mais capacidade de se expressar livremente;
  • Ajuda na socialização;
  • Aumenta a sincronização;
  • Representação;
  • Melhora a capacidade de memorização;
  • Desenvolvimento.

No entanto, os benefícios que o Street Dance promove pode ser ainda maior, o que depende da dedicação e participação individual de cada aprendiz, algo essencial para o crescimento e evolução na dança e nas formas de comunicação através da arte.

As principais características do Street Dance

Como mencionados acima, o Street Dance é marcado por uma mesclagem de estilos que envolvem o ambiente em que foi criado e as pessoas que estão inseridas neste contexto. Uma coisa é certa: a rua e vida urbana são as representações mais claras. Por este motivo, ele precisa decifrar para o público esse objetivo de inspiração. Para que isso aconteça, junta características de músicas de época que influenciam nos movimentos e expressões.

O Rap, Blues, Funk e Soul são os estilos mais presentes no Street Dance e que formam a batida forte para a performance. Para caracterizá-los, é preciso fazer um estudo dos movimentos e criar algo inovador e simbólico. Os movimentos simétricos, coordenados, rápidos e expressivos, o estilo de roupa e o ambiente em que acontece são as maiores características desse estilo.

O que todos esses estilos juntos representam? Bom, muitas pessoas se identificam com o gênero de dança e faz parte de uma cultura de gerações, o que torna um grande impacto para muitos, principalmente na construção de juventude de jovens dos Estados Unidos e outros lugares do mundo, afinal o sucesso do Street Dance é tanto que ele já pode ser observado em muitos países.

O simbolismo que o Street Dance se preocupa em traçar é uma característica que faz parte de muitas pessoas, principalmente das que vivem nos guetos e subúrbios da cidade. Os momentos de lazer com os amigos são marcados pelas competições de dança e de canto – aí que entra o Rap – e juntando os clássicos, cria-se uma utopia e ritmo que expressa os sentimentos, os ruídos internos, as culturas e diversas outras informações.

Street Dance básico para iniciantes

Aos que desejam trazer todas essas características como movimento do corpo, é possível ter uma experiência nesse estilo, é possível encontrar aulas de Street Dance básico para iniciantes, que ajuda a introduzir não somente as performances da dança, como todo o seu contexto histórico e importância.

O Eita Cultural é uma escola de dança que ajuda pessoas a encontrar o seu estilo favorito e começar a performar e se expressar através dos movimentos de força e representação, assim como no Street Dance.

Os professores focam nos alunos iniciantes, certificando-se de que eles estejam se introduzindo ao estilo mentalmente e fisicamente. Caso sintam alguma dificuldade em específico nos movimentos de Street Dance, o auxílio passa a ser ainda mais marcante, para ter certeza de que os iniciantes estão conseguindo se adaptar. Por este motivo, é muito importante procurar por escolas com profissionais especializados que possam oferecer o melhor atendimento ao aluno.

Faça o curso ou aulas individuais de Street Dance no Eita Cultural

Conhecendo as principais características do Street Dance e seu contexto histórico e o que ele representa, fica quase impossível não se interessar em aprender este estilo, certo? Mas essa vontade você não precisa passar, pois é possível encontrar e se cadastrar no curso ou aulas individuais de Street Dance no Eita Cultural.

Os profissionais do Eita Culutral são especializados no estilo e possibilitam aulas completas para que os alunos tenham uma imersão profunda sobre os assuntos que envolvem o estilo de dança e como se expressar através dos movimentos que são característicos dele. O foco é único em fazer o aluno se tornar capacitado em realizar as performances de modo que se torno prático e acessível.

A todo momento o aluno do Eita Cultural é auxiliado pelo professor responsável, qualquer dificuldade encontrada é solucionada em conjunto, até que o Street Dance se torna mais fácil do que se podia imaginar. E não somente pelo profissionalismo, mas nossa escola se destaca por desenvolver capacidades físicas e emocionais nos alunos, aumentando a capacidade de se comunicar e expressar através da arte da dança, algo muito positivo, principalmente para os que se sentem mais tímidos.

Bônus: músicas conhecidas no gênero para praticar Street Dance

Pass Out – Tinie Tempah

Strong Again – N-Dubz

Fight For This Love – Cheryl Cole

Live For The Moment – Pixie Lott

We Dance On – N-Dubz

Cash In My Pocket – Wiley

One More Lie – Craig David

Beggin- Madcon

Catacombs Dance Off – Jordan Crisp

Candy – Aggro Santos

Get Sexy - Sugababes

Compartilhe: