Whatsapp Eita! Cultural
Construindo instrumentos musicais com as crianças

Crianças em casa, o que fazer?
Separe garrafas de plástico, latas, potes, grãos diversos e vamos construir instrumentos musicais com os pequenos!

1) Instrumentos de Percussão:
     Diferentes materiais possuem diferentes sonoridades, então pegue recipientes de vários tamanhos e materiais. Os mais comuns são frascos de iogurte, leite fermentado e latas de alumínio. Lembre-se de lavá-los antes de começar a construir os instrumentos. Separe também vários tipos de grãos: areia, feijão, arroz, lentilha, pedrinhas e por aí vai, use sua criatividade! Para caprichar, pegue papéis, revistas, tintas e afins para decorar.
    Coloque os materiais em um local plano ao alcance das crianças e comece a construção!
    A sonoridade do instrumento vai depender:
    - Do grão utilizado;
    - Da quantidade de grão colocado no recipiente;
    - Do material do recipiente;
    - Do formato e tamanho do recipiente;
    Então explore as possibilidades e demonstre para as crianças essas diferenças na sonoridade de acordo com cada variável.
    Finalizando o instrumento:
    - Feche o recipiente com fita adesiva, tapando toda a área vazada. 
    Para decorar, você pode encapar o recipiente com jornais, revistas, folha sulfite (e deixar as crianças pintarem com guache), fitas adesivas coloridas e o que a sua imaginação permitir.
    As crianças costumam se divertir muito nessa atividade!
    Se tiver recipientes de diversos tamanhos, vocês poderão montar uma bateria! Cds antigos podem servir de pratos e palitos de churrasco podem ser as baquetas.
2) Explorando sonoridades com garrafas e água
    Nessa atividade trabalhamos o sopro que a criança poderá usar para tocar flauta transversal futuramente e explorar diferentes sons. 
    Você vai precisar de garrafas, recomendamos que use de plástico caso não possa acompanhar toda a atividade com as crianças. Caso você participe o tempo todo, poderá usar garrafas de vidro.
    Coloque água em diferentes níveis nas garrafas e as coloque lado a lado. Peça para a criança assoprar para baixo até o som começar a sair. Provavelmente ela terá um pouco de dificuldade no começo, não é um movimento que estamos acostumados a fazer. Insista que vale a pena! Cada garrafa, com sua quantidade de água, vai ter um som diferente. Com isso vocês poderão até criar suas próprias músicas! 
    Lembre-se de usar um grupo diferente de garrafas para cada pessoa, pois a boca entra em contato a garrafa.

    
Texto por Giulia D'Alonso.
Colaboradora Janete D'Alonso.