Whatsapp Eita! Cultural

Separador de Página

Quais são os benefícios de praticar Jazz Dance?

Jazz Dance

O jazz Dance é uma das mais importantes formas de se expressar artisticamente, recebendo modos de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea. A aula inclui alongamentos, adaptação aos ritmos e trabalho muscular de várias partes do corpo, principalmente pernas e braços. Junte a isso a diversão de uma aula em grupo e o desenvolvimento da coordenação motora e o jazz se torna um exercício completo.

Entre em contato

Sendo uma escola de música e dança, a Eita! Cultural pode te ajudar com o que precisar. Localizada em Perdizes, oferece aulas particulares e em grupo, em busca da interação entre alunos e professores. Com uma equipe de primeira, não decepcionamos.

Ligue (11) 3672-3839, estamos no WhatsApp com o número (11) 94906-9283. Se preferir envie um e-mail para contato@eitacultural.com.br. Esperamos por você.

Conheça nossos Professores

Jazz Dance

Jazz Dance: conheça a história e as características desse importante ritmo

O Jazz Dance tem origem africana. A história deste estilo musical se deriva dos negros escravizados, que utilizavam a dança como uma forma de se manterem ativos diante das condições precárias nas quais viviam. Desta forma, esse importante ritmo de dança misturou imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros. Apesar das mudanças e novos passos que foram agregados com o passar do tempo, o Jazz Dance tem características marcantes que não podem ser mudadas.

Neste estilo, os dançarinos precisam demonstram uma energia cativante, além do balanço dos quadris e de movimentos bem elaborados. O Jazz Dance é muito popular por se tratar de improviso, porém, quando devidamente organizado resulta em coreografias incríveis.

Como todo estilo, o Jazz Dance possui diferentes técnicas. Em sua grande maioria, parte desses métodos são derivados de outros estilos musicais. Porém, o mundo da dança é assim, cheio de inovação e muito trabalho para alcançar resultados perfeitos. Desta forma, é possível se jogar no Jazz Dance em busca de diversão e saúde.

Mais que uma dança, o Jazz Dance é uma expressão artística. É uma forma de se expressar através de movimentos, usando o corpo, coordenação e muito tempo. Por incorporar um estilo bastante eclético, pouco se sabe do futuro e das novas influências do Jazz Dance, porém, pode-se afirmar que esse ritmo de dança tem sido uma das formas mais importantes da expressão artística.

O que é Jazz Dance

O Jazz Dance é um estilo musical que se baseia na criação livre, esse movimento artístico é constituído a partir de movimentos coreografados, utiliza-se também os princípios básicos do ballet.

É caracterizado como um estilo de dança extremamente atual, no qual há a valorização de cada bailarino em prol do grupo coreografado. É muito influenciado pelos sons, ritmos, técnicas e músicas.

Vale ressaltar que assim como outros ritmos de dança, o Jazz Dance proporciona diversos benefícios ao corpo, auxiliando intensamente no porte físico dos dançarinos, com alongamentos, força muscular, coordenação motora, musicalidade, postura e muita diversão. Resultando em um alto teor calórico.

Assim, o Jazz Dance se destaca como um dos estilos musicais mais populares do mundo.

Como e onde surgiu o estilo de dança Jazz Dance?

Com a escravidão matando diversos negros, algumas das pessoas escravizadas acabavam por tocarem tambores em grande parte por suas manifestações culturais e religiosas diretamente ligadas a África. Porém, o uso deste instrumento foi proibido justamente por ser associado a esse continente.

Com isso, os indivíduos escravizados começaram a improvisar através de palmas e outros movimentos. Assim, nasceu uma expressão corporal criada por meio de gestos livres.

Através do tempo, a supremacia branca começou a imitar os passos dos negros e tomaram para si a expressão artística, incrementando assim, novos passos e buscando referências em outros ritmos de dança. Muitas pessoas não sabem que o Jazz Dance é totalmente originário da África já que com o tempo também foi modificado, mas não deixou de ser único.

Quais são as principais características do Jazz Dance?

O diferencial dos Jazz Dance está justamente na composição dos passos desta dança, o swing e o ritmo são lineares. O Jazz costuma ser mais envolvente e improvisado. Com muito balanço, segue um determinado tema sem deixar de exibir muito swing. Pode ser dançado de maneira individual ou não.

Desta forma, assim como outros estilos de dança, o Jazz Dance também possui algumas características que tornam esse ritmo tão popular. Entre elas está a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que proporciona qualidade aos movimentos. Ademais, também há as transferências, locomoções, giros, saltos e quedas, que tornam esse ritmo tão único.

Há também os princípios do Jazz Dance que derivam do ballet clássico e da dança moderna, que tiveram bastante influência. Como grande nome do Jazz Dance destaca-se Jack Cole, que por sua vez, é considerado o pai da dança Jazz, foi um dos primeiros a interagir fundamentos da Dança Moderna e sua técnica de isolamentos de partes do corpo. Tanto que essa importante técnica veio a influenciar outros dançarinos, como Matt Mattox.

Vale ressaltar também que outra particularidade desse ritmo é o fato de ter sua gênese na música negra norte americana, em especial o Blues. Originado assim, de uma herança afro-americana que influenciou na cultura musical daquele povo. Desta forma, enquanto a escravidão não tinha sido abolida completamente nos Estados Unidos, os negros escravos se reuniam motivados por eventos religioso para festejar cantando e dançando.

Existem três outras características que são importantes no que tange esse estilo, são elas:

Os benefícios do Jazz Dance?

Como já citado anteriormente, o Jazz Dance é um estilo musical que dispõe de importantes características, que não apenas promovem o ritmo em si, mas influenciam em diversos outros fatores, principalmente quando se trata das vantagens concedidas ao corpo.

Pessoas de todas as faixas etárias podem praticar Jazz Dance, afinal, é um estilo que mantém o corpo ativo. Fortalecendo as capacidades motoras, a prática frequente pode até mesmo substituir academia e outros tipos de exercícios.

As vantagens em praticar o Jazz Dance são muitas, dentre elas estão:

A entrada do Jazz Dance na Broadway

Mesmo sendo um estilo musical incrível, o Jazz Dance foi muito negligenciado por brancos. Sua estrada até a Broadway não foi fácil. O que comprova isso é que apenas no século XX o Jazz foi apresentado ao mundo ao ser exibido em uma peça.

Com sua estreia em uma ópera folclórica em 1898, chamada Porgy and Bess, escrita por George Gershwin (1898-1937), o mundo começou a conhecer um pouco mais do Jazz Dance. Tanto que esse ritmo de dança passou a ser incorporado nos mais diversos tipos de musicais e grandes nomes desse estilo artístico passaram a ter seu devido reconhecimento.

Assim, a Broadway passou a ser uma referência da comédia musical durante os anos 30, principalmente por causa do renomado coreógrafo russo George Balanchine, criador de coreografias do gênero que ficaram marcadas, como On Your Toes, I Married and Angel, The Marry Widow, Where is Charley?, Who Cares?, e outras. Depois deste momento, a dança se tornou mais comercial. Além de mais artística também.

O Jazz Dance no Brasil

Por ter se popularizado, o Jazz Dance começou a ser muito comercializado. Por isso, não se sabe em que momento exato este estilo chegou no Brasil, mas se sabe que os brasileiros começaram a consumir o Jazz Dance através dos meios de comunicação, novelas e propagandas exibidas na TV.

Até hoje o Jazz Dance é muito popular aqui no Brasil, é muito recomendado para pessoas que desejam se “soltar” e buscam uma forma divertida de dança.

Grandes nomes do Jazz Dance

Ao longo da história, o Jazz Dance foi praticado por dançarinos do mundo inteiro. Cada qual com sua técnica e estilo. Grandes nomes fizeram sua contribuição e marcaram o tempo com coreografias, personalizações e muito talento.

É impossível falar sobre o Jazz Dance e não citar o nome desses artistas:

Jack Cole

Dançarino e coreógrafo, Cole fundou o jazz com outros tipos de estilos musicais. Inclusive o hindu. Foi considerado pai do Jazz por muitos anos.

Matt Mattox

Dançarino profissional, Mattox possuía muita experiência e com isso criou sua própria técnica de dança Jazz.

Joyce Kermann

Bailarina e coreógrafa, Joyce Kermann fundou a primeira companhia de Jazz Dance do Brasil.

Roseli Rodrigues

Bailarina e coreógrafa, Roseli misturava técnicas e fazia com que os mais inexperientes adquirissem consciência corporal com facilidade. Roseli tinha uma escola chamada Raça Centro de Artes, que se tornou a mais importante companhia de Jazz Dance do Brasil e até hoje tem o Jazz Dance como carro-chefe.

Bob Fosse

Dançarino, coreógrafo e diretor norte-americano, Bob Fosse tinha um estilo de dança de jazz único e era reconhecido por sua sensualidade e passos.

A dança aliada à música: conheça os tipos de Jazz

Como é um estilo musical muito conhecido, o Jazz possui diversas variações ao longo dos anos, a seguir destacamos os tipos mais populares de Jazz Dance:

Os movimentos usados possuem princípios do ballet clássico até o ballet moderno

Elaborado a partir do hard pop, possui influências de outros gêneros, como o gospel e o blues.

O jazz é misturado com funk e mais.

Procedente de estilos modernos como eletrônica e break.

Estilo composto por dança contemporânea, ballet, etc

O Jazz Dance possui muitas vertentes, o que acaba sendo bom para quem gosta de inovar e aplicar versatilidade na dança.

Aulas de Jazz Dance: Comece com o Eita! Cultural

Sabendo tudo que sabe o Jazz Dance, você vai deixar a oportunidade praticar esse estilo passar? Por que não começar conhecendo a Eita! Cultural? Uma escola de música e dança especializada em diversos estilos?

A Eita! Valoriza a arte e principalmente a interação entre alunos e professores. Afinal, dança é isso, não é? Uma forma de expressão única e capaz de fazer com que todos conversem entre si, além de desfrutar de ritmos únicos.

Com uma estrutura ampla, a Eita! Cultural tem o espaço que os alunos precisam. Além disso, todo o ambiente é adaptado e perfeito para praticar o estilo que você quiser. Temos uma equipe de profissionais experientes e muito talentosos. Através de todos os ensinamentos, é possível fazer com que o Jazz Dance participe ativamente da sua vida. Vale a pena experimentar, não é?

A escola está localizada no bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo. De fácil acesso, possui horários diferenciados e profissionais sempre prontos para atender a todos.

Bônus: músicas conhecidas no gênero para praticar Jazz Dance

Para se preparar melhor selecionamos algumas músicas ótimas para praticar Jazz Dance, conheça o ritmo e se divirta!