Whatsapp Eita! Cultural

Separador de Página

A dança do ventre como uma manifestação cultural

Dança do Ventre

Você já pensou em participar de sessões de aulas de dança? Você conhece os benefícios propiciados pela dança?

A dança é capaz de proporcionar inúmeros tipos de vantagens ao corpo e mente de quem pratica essa manifestação cultural. Se engana quem pensa que a dança é uma arte ligada apenas à festas; na realidade, ela se tornou muito agregada ao cotidiano de muitas pessoas. Tanto que, nos últimos anos, tem sido cada vez mais fácil encontrar salões e escolas de dança, como o Eita cultural.

Conheça o Eita Cultural e a dança do ventre

A dança é uma das expressões artísticas mais antigas da humanidade. Claro que, com o passar do tempo, foram sendo agregados vários ritmos e tipos de diferentes à esse tipo de modalidade.

As danças em grupo foram praticadas desde as primeiras civilizações, em rituais religiosos no Egito, por volta de 2000 a.C, onde dançava-se em homenagem aos deuses. Já na Grécia Clássica, a dança era relacionada aos jogos olímpicos.

Um estilo de dança caracterizada como sendo do Antigo Egito é a dança do ventre oriunda de rituais ligados à fertilidade da terra e da mulher. Originalmente, o nome dança do ventre é Racks el Sharqi, cujo significado em árabe é “Dança do Leste”. Outro fator característico desse ritmo são os movimentos ondulatórios e batidas de quadril, no qual as mulheres reverenciam a fertilidade e celebram a vida.

Com a crescente procura por esse estilo de dança, diversos locais começaram a oferecer aulas de dança do ventre, com o Eita Cultural, um centro cultural localizado em Perdizes/ SP, que conta com aulas de música e diversos tipos de modalidades de dança. Entre em contato e realize uma aula experimental!

Símbolo da sensualidade, do balanço lânguido, da barriga balançando, a dança do ventre está associada ao prazer dos sentidos e à valorização do corpo. Se você gosta de música, por que não praticar esse esporte? A dança do ventre é ideal para ostentar um corpo de sonho, uma silhueta bem torneada e tornar o seu corpo um trunfo sedutor.

O que é a dança do ventre?

A dança do ventre é um dos ritos culturais fortemente enraizados nas tradições dos países do mundo árabe e principalmente da Índia. É caracterizada por essa profunda liberdade do corpo.

Ao mesmo tempo sensual, imbuída da imaginação das 1001 noites e dos perfumes do Oriente, mas também desportiva, a dança do ventre é perfeita para trabalhar os músculos, para ganhar tonicidade e flexibilidade. A dança do ventre é um bom complemento se você decidiu começar uma dieta. Além disso, ajudará você a recuperar seu corpo e principalmente a não ter mais complexos.

Sobre o que é essa dança?

Não basta mexer os quadris para praticar dança do ventre. Este último requer algumas técnicas e gestos específicos e é complexo como um todo. A dança do ventre consiste em três partes: o taqsim, em música lenta, a dança em um ritmo mais sustentado e o tremor que consiste em vibrações em todo o corpo ou partes isoladas.

Seu princípio? Contração muscular acima de tudo, ou seja, você terá que fazer algum esforço e aprender a movimentar suas diferentes partes do corpo independentemente umas das outras!

De fato, a dança do ventre também atua na coordenação de seus movimentos! Não é fácil de implementar na primeira tentativa. Fazer sua pélvis vibrar enquanto mantém seus ombros estáticos é um desafio esportivo a ser enfrentado.

História: de onde vem a Dança do Ventre?

O mistério das origens da dança do ventre permanece intacto até hoje. Não se sabe ao certo em que país ela nasceu. O termo, que vem do árabe "raqs el sharqi", reúne muitas danças folclóricas que vão desde as danças berberes do Marrocos até as dos ciganos dos Bálcãs. Este tipo de dança é comum, com algumas diferenças regionais, aos países do leste e sul do Mediterrâneo, e está particularmente presente no Oriente Médio.

Muitos concordam que a dança do ventre encontra suas raízes nos ritos de fertilidade praticados na Antiguidade. Era então um meio de receber as graças da deusa do amor e da fertilidade, inspirando-se nos movimentos da concepção e do parto.

Os benefícios da Dança do Ventre

A dança do ventre possui diversos benefícios para o corpo e mente. Veja alguns deles!

A dança do ventre trabalha a sua coordenação

A particularidade da dança do ventre é trabalhar o corpo principalmente isolando os diferentes grupos musculares. Você faz um movimento com o busto enquanto move a pélvis.

De fato, é um exercício que pode ser complexo no início, mas que atua na sua coordenação e a melhora. Você aprenderá a domar os diferentes movimentos feitos com as diferentes partes do corpo, da cabeça aos pés.

A dança do ventre faz você se sentir mais feminina

Lantejoulas, saia longa, cabelo comprido. A dança do ventre é muitas vezes percebida como uma dança ultra feminina e sensual. Na realidade, uma aula de dança do ventre costuma ser uma oportunidade para ousar.

Dançarinas do ventre muitas vezes explicam ter descoberto ou redescoberto sua feminilidade durante as aulas de dança do ventre. Alguns explicam que mudaram pequenos detalhes em sua vida diária.

Elas passam a colocar roupas que não usavam, usar maquiagem um pouco mais ou com mais frequência. Algumas praticantes também deixam o cabelo crescer. São as pequenas coisas que transformam suas vidas diárias e lhes dão confiança.

A dança do ventre dá-lhe autoconfiança

A dança do ventre passa pela consciência do próprio corpo e às vezes da própria feminilidade. As aulas de dança do ventre são abertas a todos os tipos de corpo e todas as idades. Muitas vezes percebemos que os pequenos defeitos que gostaríamos de ver desaparecer não impedem de realizar movimentos e movimentos graciosos. É uma ótima maneira de recuperar a autoconfiança!

A dança do ventre alivia a dor menstrual

É um fato ainda pouco divulgado: a dança do ventre pode aliviar as dores menstruais. Vários estudos foram realizados com dançarinas orientais e parece que elas sofrem menos durante a menstruação do que outras mulheres. De fato, os movimentos ondulantes da barriga permitem massagear os órgãos internos, melhorando a circulação sanguínea.

Dança do ventre reduz dores nas costas

Pensa-se frequentemente que a dança do ventre produz o efeito oposto. Imaginamos balanços pesados, posturas muito arqueadas, pélvis totalmente relaxadas. Na realidade, um professor corrigirá sua postura. Portanto, os benefícios da dança do ventre na dor nas costas podem ser reais para pessoas propensas a lumbago. De fato, a dança do ventre exercita as costas em profundidade e de maneira suave. Você está melhorando sua postura sem perceber.

Principais características da Dança do Ventre

Uma dança feminina e elegante, símbolo de fertilidade e autodescoberta, que evoluiu ao longo dos séculos até os dias atuais. De fato, a dança do ventre sofreu várias adaptações, que levaram ao nascimento e desenvolvimento de diferentes estilos, dependendo da área geográfica de origem.

Esta arte caracteriza-se pelos movimentos de rotação da pélvis, sensuais e sinuosos, estritamente ligados à fertilidade e ao culto da Deusa Da Fertilidade; justamente por isso, era praticado exclusivamente por mulheres.

O que mais chama a atenção na dança do ventre é a capacidade, por parte de quem a pratica, de controlar os movimentos das diversas partes do corpo.

Existem diferentes estilos de dança do ventre, que diferem na música e nos movimentos, que podem ser lentos e suaves, ou mais rápidos, animados e cadenciados.

A dança do ventre ao longo do tempo tornou-se uma verdadeira disciplina, tanto que tanto nas academias quanto nos centros de dança você pode encontrar cursos de dança árabe.

Estilos de dança do ventre

Existem vários estilos de dança do ventre, dependendo da região de difusão.

Baladi

É o estilo que representa a dança popular. Os movimentos são os mesmos da dança do ventre, mas menos refinados.

A roupa consiste em um vestido longo muito trabalhado chamado galabeya , enriquecido por uma faixa com moedas e contas e um véu usado como cocar.

Dança com bastão

Nascido e difundido no Alto Egito, consiste em dançar com um bastão. A dançarina deve mover o bastão na horizontal, vertical e transversal, sempre em harmonia com os movimentos do corpo.

Dança com os címbalos

A dançarina dança com címbalos, ou pequenos pires de metal, que são colocados no polegar e no dedo médio de ambas as mãos, para serem movidos e tocados ao ritmo da música.

Dança com o véu

Neste caso dançamos com o véu usado como acessório; é um elemento decorativo e sensual que a bailarina utiliza para preencher a cena, cobrindo e desnudando o corpo.

Dança do ventre: como acontece uma aula

Uma aula de dança do ventre começa sempre com uma primeira parte dedicada ao aquecimento, que pode incluir vários exercícios como correr no lugar, polichinelos, circular os braços e tornozelos, de forma a soltar as articulações.

Também é importante preparar os músculos das costas com alongamentos da coluna e exercícios respiratórios. A parte real do treinamento é caracterizada por movimentos rotatórios e oscilatórios específicos para treinar a pelve e os quadris.

Os braços também estão envolvidos, seguem os movimentos sinuosos do corpo e devem ser deixados macios.

As características que os dançarinos árabes têm em comum são os pés descalços, para manter contato direto com a terra e extrair energia transferindo-a para todo o corpo, e a barriga nua, símbolo de feminilidade e fertilidade.

A barriga é considerada, de fato, uma zona mágica do corpo feminino, porque é precisamente aqui que se concentram todas as energias, e é o local sagrado onde nasce uma nova vida.

Durante uma aula também são executadas coreografias acompanhadas de música típica oriental.

Quem pode praticar a Dança do Ventre?

Muitas pessoas não sabem disso, mas a dança do ventre é indicada para todas as idades. Pessoas de todas as idades podem aprender e realizar esta forma de dança, incluindo crianças. Esta forma de dança não é apenas divertida de aprender, mas também se pode obter enormes benefícios para a saúde ao realizar este belo estilo de dança.

A dança do ventre não é apenas uma bela forma de arte, é uma ótima forma de exercício para pessoas de todas as idades ! A maioria das alunas mais velhas considera a dança do ventre benéfica para a sua saúde.

Como resultado, devo dançar a dança do ventre?

Em termos de beleza, a dança do ventre dá a você uma pele saudável e com aparência mais jovem. Também ajuda a dormir melhor e a respeitar os ciclos naturais do seu corpo. Os movimentos suaves e dramáticos desencadeiam a produção de endorfinas, ou hormônios da felicidade, que ajudam a desestressar rapidamente.

Aulas de Dança do Ventre: Comece com o Eita Cultural!

Considerando todos os benefícios para saúde, a beleza da dança e toda a cultura envolvida, oferecemos aulas de forma presencial e no modo híbrido! Sendo uma escola de música e dança, a Eita! Cultural pode te ajudar a se desenvolver suas habilidades na arte da dança. Localizada em Perdizes, você pode praticar aulas em grupos ou particular. Entre em contato!

Demonstração da dança Dança do Ventre

Entre em contato

Sendo uma escola de música e dança, a Eita! Cultural pode te ajudar com o que precisar. Localizada em Perdizes, oferece aulas particulares e em grupo, em busca da interação entre alunos e professores. Com uma equipe de primeira, não decepcionamos.

Estamos no WhatsApp com o número (11) 94906-9283. Se preferir envie um e-mail para contato@eitacultural.com.br. Esperamos por você.

Conheça nossos Professores