Whatsapp Eita! Cultural

Separador de Página

Acordeon

Acordeon

Também chamado de Acordeão, Sanfona ou Gaita, esse instrumento musical tem origem de mais de 2.700 anos atrás, quando um equipamento semelhante foi criado na China. Contudo, foi só na Europa que o acordeão se inovou, tendo a Alemanha como local de maior interesse no equipamento. Já no Brasil, ele é popularizado como sanfona no Nordeste e gaita no Sul. É possível escutar muito do instrumento principalmente em músicas como forró e o estilo tradicional sulista.

Composto por palhetas livres, um fole e duas caixas de madeira, o acordeão se estabelece como instrumento de tecla. Ele tem quatro vozes que se diferenciam nas notas e dão um aspecto único para o som. Há também a possibilidade de terem botões ou teclados como auxílio.

Conheça a história do Acordeon

O Acordeon, também conhecido como sanfona no Brasil, é um instrumento patenteado que teve inspiração através da gaita. O Cheng, de origem chinesa, criado em 2700 a.C, foi o primeiro deste segmento que trouxe à tona outros similares. Já em 1822, em Berlim, Alemanha, foi construído e aperfeiçoado o Acordeon. Desde então, ele foi disponibilizado para diversos países e ganhou ainda mais destaque com o passar dos anos.

No Brasil, o Acordeon é um dos instrumentos mais usados e caracterizados para canções de estilo musical como forró, sertanejo e alguns outros. Ele é mais popularmente conhecido e utilizado no nordeste, centro-oeste e sul do país. Mas é possível encontrá-lo presente em diversas outras culturas ao redor do mundo.

Estrutura e funcionamento do Acordeon:

O Acordeon é formado por duas caixas retangulares harmônicas de madeira dispostas em posição vertical. Elas são ligadas entre si por um fole de cartão plissado. No interior das caixas, é possível encontrar as palhetas que quando acionadas emitem seu som pela vibração da passagem do ar. Ele é empurrado através dos movimentos do fole.

Famoso pelo seu desempenho e pela diversidade de culturas e estilos que pode desenvolver, o Acordeon é um instrumento que ganha espaço no meio musical. No Brasil, inúmeros artistas reconhecidos o utiliza em suas músicas para expressar cada movimento e sentimento através dela. Entre os nomes mais conhecidos, estão: Chico Chagas, Dominguinhos, Dorival Dantas, Luís Carlos Borges, Luiz Gonzaga, Varguinhas e muitos outros.

O Eita! Cultural como ensino de Acordeon:

No Eita! Cultural é possível encontrar aulas de Acordeon com profissionais especializados que ajudam na evolução e familiaridade com o instrumento. Todo o processo é feito com base do aprendizado do aluno, respeitando o seu tempo e disponibilidade para praticar junto ao professor que estará auxiliando.

Nossa escola é formada por profissionais capacitados, treinados e especializados, que disponibilizam diversos aprendizados, que vão desde o instrumento em si, como as danças e outras atividades encontradas em nosso catálogo, juntando as artes e proporcionando conhecimento e experiências inigualáveis para os alunos. São anos de experiência que possibilitam o conhecimento amplo sobre o tema, o que ajuda e garante aprendizados completos e únicos.

Entre em contato

Sendo uma escola de música e dança, a Eita! Cultural pode te ajudar com o que precisar. Localizada em Perdizes, oferece aulas particulares e em grupo, em busca da interação entre alunos e professores. Com uma equipe de primeira, não decepcionamos.

Ligue (11) 3672-3839, estamos no WhatsApp com o número (11) 94906-9283. Se preferir envie um e-mail para contato@eitacultural.com.br. Esperamos por você.

Conheça nossos Professores